Close

5 Opções para Acabamentos Gráficos em Cartões de Visita

Quais são algumas das opções para acabamentos gráficos de cartões de visita?

Toda a vez que enviamos um design para uma gráfica, a fim da sua impressão, somos surpreendidos com uma vasta seleção de acabamentos disponíveis. Fique a conhecer um pouco mais sobre cada um dos 5 principais acabamentos:

1. Laminação

Este acabamento é muito comum quando o papel escolhido é ligeiramente mais grosso que o normal (cartões de visita, postais, entre outros). Este processo define-se pela aplicação de uma película de plástico transparente, e é um processo irreversível, pelo que é muito difícil retirar a película sem danificar o documento.

A principal vantagem deste acabamento é a durabilidade que oferece ao documento, juntamente do brilho que realça as cores. Apresenta a desvantagem de poder curvar o documento, dado que as características térmicas diferem da película para as do papel, criando tenções entre ambos.

2. Verniz

À semelhança da Laminação, descrita acima, o Verniz é utilizado para dar brilho ao documento, assim como aumentar a sua resistência e durabilidade. No entanto, este acabamento difere da Laminação no sentido que pode ser aplicado a qualquer tipo de documento, não se restringe apenas aos documentos de grossura considerável.

acabamento define-se pela aplicação de uma tinta transparente de alto brilho (Verniz) e tem como vantagem a beleza máxima, proveniente do brilho do verniz. Porém, como desvantagem, o Verniz não é tão durável.

3. Cantos Arredondados

Não há muito a dizer relativamente a este acabamento. Como o nome indica, o acabamento resume-se à curvatura dos cantos do documento.

As vantagens são algumas. Por exemplo, podemos curvar 1,2,3 ou 4 cantos, à escolha (apelando à criatividade), e é um acabamento relativamente económico, dado que, como desvantagem, este acabamento não acrescenta brilho ou durabilidade ao documento.

4. Laminação Fosca

Também à semelhança da Laminação, descrita acima, a Laminação Fosca oferece uma resistência alargada ao documento. A resistência deste acabamento deve-se à camada protetora aplicada no documento que traduz uma sensação de relevo ao toque.

Esta é uma das principais vantagens, considerando que a sensação ao toque, sendo uma de relevo, diferencia-se das restantes.

O acabamento apresenta a desvantagem de ser, geralmente, mais dispendioso. O acréscimo de preço é consequente de, como mencionado, oferecer uma sensação ao toque mais sofisticada que as restantes.

5. Verniz UV Localizado

Este acabamento é considerado o “melhor” acabamento de mercado, atualmente. Por norma, o acabamento é aplicado em conjunção com a Laminação Fosca (ver ponto 4.).

O acabamento apresenta todas as vantagens da Laminação Fosta, como a durabilidade e sensação de relevo ao toque. Apresenta, ainda, a vantagem de que o documento fica dotado de um aspeto visual incrível, dado que ainda é aplicado Verniz num ponto estratégico, focando na marca (ou em qualquer outro ponto).

A grande desvantagem deste processo é que, consequente do Verniz ser aplicado manualmente, os custos são relativamente elevados. No entanto, é de frisar que este acabamento é simplesmente incrível, e, por isso, como mencionado, é considerado o “melhor” acabamento do mercado, liderando o mesmo.

 

Já se decidiu quanto ao acabamento gráfico pretendido? Não deixe de pedir orçamento grátis à Jumpp!

geral@jumpp.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *