Close
Razões para ter um website responsivo

9 razões que justificam ter um website responsivo

Website responsivo. Eu preciso de um?

Com que frequência se sente frustrado, ao visitar uma página web no seu smarthphone e ao tentar procurar aquilo que pretende, tem constantemente de fazer zoom, ajustar o ecrã, procurar os botões e perde-se na navegação? Resultado, sai do website e procura outro.

O crescimento do uso de smartphones e tablets para navegar na internet ou fazer compras online, não pára de crescer e torna-se imperativo que a sua empresa acompanhe esta tendência digital.

Se a sua empresa tem um site, ou pretende dar esse importante passo, aqui está uma lista, com as 7 principais razões pelas quais o seu site precisa ser responsivo.

1. Mais potenciais clientes

Os smartphones já dominam o mercado, e o tráfego de internet via mobile não pára de aumentar. Continuar a ter um site que não se adapte a estes dispositivos pode revelar-se desastroso para o seu negócio.

Dado o curto alcance de atenção e audiência impaciente, a lealdade é difícil de encontrar. Portanto, se apresentar aos seus visitantes a informação de que necessitam sem ter que ajustar o ecrã para torná-la legível (sites não-responsivos), eles ficarão por mais tempo. Caso contrário, os seus potenciais clientes, certamente deixarão o seu website e irão pesquisar por outro.

2.Compras online estão em ascensão

Nós procuramos atalhos em tudo o que fazemos, portanto, compras online tornou-se o método go-to shopping, não importa o que procuramos. Desde roupas, acessórios, bilhetes de cinema, até produtos alimentares, basta procurar pelo nome e podemos ter esses produtos em nossa casa sem o mínimo esforço e deslocação.

Se isso não for suficiente para o convencer, repare nesta estatística: Cerca de 80% dos consumidores usam os seus dispositivos móveis para fazer pesquisas para comprar online. Não ter um site responsivo é mais uma vez uma oportunidade perdida.

3. O Google agradece

Se o Google recomenda usar um website responsivo, então talvez não haja absolutamente nada para discutir. Websites responsivos, têm um melhor desempenho nos rankings de pesquisa, comparando a sites que não são mobile-friendly. Ao usar um site responsivo, uma grande vantagem é a de um único URL, tornando mais fácil para os bots do Google pesquisar, rastrear e organizar conteúdo do seu site.

4. Melhor experiência para o utilizador

Os Websites responsivos oferecem uma melhor experiência do utilizador. A experiência dos utilizadores afecta significativamente a optimização de mecanismos de pesquisa. Se o seu site oferece uma boa experiência de navegação para os seus visitantes, há melhores chances de o seu ranking  ser superior nos resultados de pesquisa do Google. Além disso, tem sido demonstrado que os utilizadores geralmente revisitam e recomendam sites que lhes oferecem uma boa experiência.

5. Tempo de carregamento do site mais rápido

Os sites que usam design responsivo geralmente carregam muito mais rápido do que sites móveis dedicados. Alguns estudos têm mostrado que a velocidade de carregamento é um fator importante que afecta a classificação dos sites nos motores de busca.

6. Método Go-to para se adaptar a futuros dispositivos

Talvez uma das principais razões pelas quais design responsivo é o método preferido de sites mobile-friendly é que ele é projetado para tamanhos de ecrã e não dispositivos. Assim, independentemente do dispositivo, independentemente da sua resolução, um site responsivo será exibido correctamente.

Os dispositivos inteligentes, hoje em dia, estão em constante crescimento, desde TVs, óculos, relógios, etc… Ter um site responsivo é uma obrigação.

7. Maior esperança de vida do seu site

Os utilizadores trocam de smartphones, de tablets, de monitores , os dispositivos estão constantemente a receber melhorias e apresentam resoluções cada vez mais elevadas. Mas o seu site, com um comportamento responsive, necessitará de muitos menos updates e correcções para se adaptar e esses novos dispositivos.

8. Rapidez

De acordo com o padrão da PageSpeed Insights da Google Developers, o tempo de carregamento de uma página num dispositivo mobile deve ser inferior a 2 segundos. Isto não é possível se o aparelho estiver a carregar um website em versão desktop. Quando um utilizador tem que esperar pelo carregamento de uma página, há uma grande probabilidade de ele abandonar a mesma.

9. Menor chance de conteúdo duplicado

Se tem um site móvel separado para o seu site, há chances os bots do Google interpretarem isso como conteúdo duplicado, o que pode afectar negativamente o ranking Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *